Pão de queijo no assoalho faz motorista tombar caminhão de lixo furtado em Frutal
03/01/2025
Três funcionários da empresa de coleta ficaram feridos. Ao verificar o caminhão de lixo, policiais descobriram que veículo havia sido furtado no estado de São Paulo e estava com documentação atrasada. Caminhão de lixo pertence à prestadora de serviço da limpeza urbana da cidade
PMRv/Divulgação
Três funcionários do serviço de limpeza urbana em Frutal ficaram feridos depois de sofrerem um acidente com o caminhão de lixo na MG-255, próximo à Ponte do Bebedouro, no perímetro urbano de Frutal. O acidente ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (2).
De acordo com o relato de um dos passageiros para a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o motorista de 71 anos perdeu o controle da direção ao se distrair tentando pegar um pão de queijo que havia caído no assoalho do caminhão.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Já o caminhoneiro relatou aos policiais que perdeu o controle da direção após notar que um dos pneus traseiros tinha perdido aderência. A polícia apurou com as testemunhas que o idoso já havia sido alertado por um dos colegas que o pneu estava danificado e que poderia ser arriscado trafegar. A recomendação, no entanto, teria sido ignorada.
O caminhão de lixo saiu da pista e tombou em um barranco às margens da rodovia. Os três trabalhadores sofreram ferimentos e foram socorridos sem gravidade.
Caminhão irregular e furtado
Ao verificar o caminhão, os policiais descobririam o veículo era produto de um furto registrado em São Paulo em 2023. Além disso, estava com o licenciamento vencido há cinco anos.
Ainda segundo a PMR, foi feito um auto de infração de trânsito e o caminhão foi apreendido e removido ao pátio credenciado.
Caminhão de lixo ficou tombado às margens da MG-255 em Frutal
PMRv/Divulgação
A empresa Ambientalix Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo em Frutal, não é a proprietária do caminhão. O veículo foi alugado de uma outra empresa terceirizada, conforme contrato de locação apresentado à polícia.
A Prefeitura de Frutal informou ao g1 que o referido caminhão pertence à prestadora de serviço e não estava fazendo a coleta de lixo municipal.
VÍDEO: Caminhão-trator tomba e arrasta carros na MGC-497; casal morreu e filha de 8 anos foi socorrida
VÍDEO: Carro fica com as rodas para cima depois de acidente com bicicleta na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, em Uberlândia
O que diz a empresa
A empresa Ambientalix também foi procurada para se posicionar sobre as irregularidades do veículo. Veja a íntegra da nota a seguir:
“A Ambientalix informa que o caminhão envolvido no acidente pertence a empresa Minas Transportes e foi locado para a realização do serviço de limpeza urbana na zona rural do município de Frutal. O acidente aconteceu após a realização do serviço. É importante salientar que a empresa possuiu normas internas de conduta aos motoristas, que são orientados no que diz respeito à direção defensiva e preventiva, com máximo respeito às leis de trânsito e com a recomendação expressa de que qualquer problema ou irregularidade deve ser comunicado, para que seja feita a solicitação de troca do veículo quando necessário.
A empresa não tinha conhecimento das irregularidades do veículo, uma vez que recebeu os comprovantes de pagamento das taxas de licenciamento e aguardava pelo envio do documento oficial do Detran (CLRV).Todos os demais caminhões utilizados pela Ambientalix para o serviço de limpeza urbana estão devidamente regularizados.
A empresa lamenta o acidente e está à disposição para prestar toda a assistência necessária às pessoas feridas.”
O g1 entrou em contato com a Minas Transportes e Locações que também comentou sobre o acidente.
"Por ocasião da veículação das informações relativas ao acidente envolvendo a equipe do Serviço de Limpeza Urbana de Frutal-MG, ocorrido na MG-255, próximo à Ponte do Bebedouro, no perímetro urbano de Frutal-MG, na data de 02/01/2025, a MINAS TRANSPORTES E LOCAÇÕEES esclarece:
I) A MINAS TRANSPORTES é legítima possuidora do veículo entolvido no acidente, o qual encontra-se locado para a AMBIENTALIX LIMPEZA URBANA, por meio de contrato vigente, firmado entre as partes na data de 12 de setembro de 2024;
II) O referido veículo foi enviado em caráter de substituição emerêncial à AMBIENTALIX, para suprir ausência de um veículo também de sua propriedade, que teve seu funcionamento prejudicado por ocasião de quebra de componentes de seu motor;
III) Não se trata de veículo furtado, existe uma ocorrência registrada pela antiga proprietária do veículo, datada de 20/03/2023, que apesar de tratar- se de situação resolvida, não havia sido baixada dos sistemas da Polícia;
IV) Quanto ao licenciamento do veículo em questão, declara que não existem débitos, restando pendente a emissão de seu CRLV apenas por ocasião da ausência da baixa da ocorrência acima mencionada;
De fato, não há que falar em furto do nosso caminhão, havendo apenas um equívoco na comunicação realizada pela antiga proprietária do veículo com as autoridades, o que ainda não havia sido resolvido por ocasião da urgência para atendimento a demanda acima mencionada, porém a situação já está sendo resolvida.
Pedimos desculpas a todos os envolvidos pelo transtorno causado, e reiteramos nosso compromisso com a transparência e honestidade em nossas relações comerciais.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários."
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a