Uberaba decreta emergência em saúde por síndrome respiratória e prorroga medida contra dengue
27/05/2025
(Foto: Reprodução) Prefeitura cita aumento de casos de SRAG na macrorregião e mantém decreto da dengue por mais 90 dias devido a alta nas internações. A Prefeitura de Uberaba decretou emergência em saúde pública por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A decisão foi publicada no Porta-Voz de segunda-feira (26).
Segundo a prefeitura, a medida tem caráter preventivo, já que o cenário na cidade está controlado, inclusive o atendimento pediátrico. A decisão considerou o aumento de casos na macrorregião Triângulo Sul, que tem 26 cidades e tem Uberaba como sede. A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou que o objetivo é se antecipar diante da possível piora de cenário.
“Decretamos emergência de forma preventiva, para que possamos nos estruturar melhor e, se vier uma curva muito alta, estarmos preparados para contratações emergenciais e ampliação de leitos, se for o caso. Assim, conseguiremos atender tanto Uberaba quanto a macrorregião.”, explicou.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Com o decreto, o município terá acesso a recursos extras do Ministério da Saúde e do Estado para custear leitos de UTI e clínicos pediátricos. “Inclusive, o Estado antecipa o repasse de dois meses para que possamos nos preparar e garantir atendimento adequado, se necessário”, explicou a titular da Saúde.
LEIA TAMBÉM:
Uberlândia decreta emergência em saúde pública após aumento de mais de 90% em internações por doenças respiratórias
Patos de Minas decreta emergência por alta de casos de síndrome respiratória
UAIs de Uberlândia atingem superlotação de 220% e espera por atendimento pode passar de 3h
Prefeitura prorroga decreto de emergência por dengue
A Prefeitura de Uberaba também anunciou a prorrogação do Decreto Municipal nº 0345, que declara situação de emergência em razão da epidemia de dengue. Desta forma, continuam vigentes as medidas administrativas e operacionais de combate às arboviroses urbanas em toda Macrorregião de Saúde Triângulo Sul.
A prorrogação foi motivada pelo alto número de internações, apesar da leve queda nos casos notificados. Uberaba tem 2.934 casos confirmados de dengue e 17.896 notificados. Quinze pessoas morreram pela doença em 2025.
Com a continuidade da situação de emergência, a Prefeitura permanece autorizada a tomar providências excepcionais como a abertura de novos leitos, contratação temporária de profissionais, aquisição emergencial de medicamentos e insumos, além de ações de limpeza e mobilização em todos os órgãos da administração pública.
A Secretaria de Saúde orienta que moradores procurem atendimento ao primeiro sinal de sintomas de dengue. Além disso, a secretária reforça a importância da participação da população nas ações de prevenção. “É fundamental que todos se empenhem, limpem seus quintais, eliminem focos e criadouros do mosquito. Só assim, juntos, conseguiremos superar esse momento”, pediu Valdilene.
Com aumento nas internações por dengue, Uberaba prorroga decreto de emergência em saúde.
Joyce Rodrigues/G1
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas